M
Benvinda

Benvinda

Administrador

O calendário colorido das campanhas de conscientização

por | Notícias

De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde. Diferentes instituições decidem qual cor irá definir para sua campanha e, por isso, algumas doenças e tons se repetem ao longo do ano. É comum o uso de fitas coloridas para simbolizar e ajudar a difundir cada tema.

Algumas já são muito conhecidas, como o Janeiro Branco, o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa.

Confira algumas das menos conhecidas do calendário:

Janeiro Verde-piscina
Criada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, a ação alerta para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero.

Fevereiro Roxo
Foi criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce de três doenças incuráveis: o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer.

Março Azul-marinho
Mês de prevenção ao câncer colorretal. Também conhecido como câncer de intestino ou de cólon e reto, é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres no país.

Abril Azul
Criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril.

Maio Vermelho
Criado para conscientizar sobre a hepatite que, segundo o Instituto de Nefrologia (InNefro), é uma doença muitas vezes silenciosa que causa inflamação no fígado, mas que pode ser combatida com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Junho Verde
O Dia Internacional da Conscientização sobre a Escoliose é marcado em 27 de junho. Silenciosa e progressiva, a escoliose é definida como uma deformidade da coluna vertebral.

Julho Verde
Dedica-se a conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço (que incluem os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide).

Agosto Dourado
É o mês do Aleitamento Materno no Brasil. A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro”. Além disso, a Semana Mundial da Amamentação, que começou em 1990, ocorre entre os dias 1º e 7.

Setembro Verde
Quer sensibilizar a população sobre a doação de órgãos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) faz transplantes de coração, pulmão, rins, pâncreas, fígado, pele, ossos, cartilagens e vasos sanguíneos. Segundo dados de 2019 do Ministério da Saúde, mais de 37 mil pessoas aguardam por algum tipo de transplante.

Outubro Verde
A campanha foi lançada em 2016 pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e pela Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Sogesp) com o objetivo de conscientizar sobre a sífilis congênita, doença infectocontagiosa caracterizada pela transmissão da mãe para o feto ou para o recém-nascido.

Novembro Roxo
O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado desde 2008 em 17 de novembro. De acordo com a ONG Prematuridade.com, a cor roxa simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Dados do Ministério da Saúde mostram que 340 mil bebês nascem nesta condição no Brasil todo ano, número equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos.

Dezembro Vermelho
Em 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, por isso, o mês foi escolhido para conscientizar sobre a necessidade de prevenção e promover o entendimento sobre HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017.

Outras cores menos conhecidas e todos os detalhes das campanhas de conscientização você conhece na íntegra na matéria do Jornal Gaúcha ZH https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2021/01/janeiro-branco-outubro-rosa-novembro-azul-o-calendario-colorido-das-campanhas-de-conscientizacao-ckjlf6qwt0012017w2tjnqwiv.html