M
Benvinda

Benvinda

Administrador

150 milhões de brasileiros dependem do SUS

por | Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em setembro de 2020 os dados da 2a Pesquisa Nacional de Saúde, que entrevistou milhares de pessoas em todos os estados e as regiões do Brasil em 2019.

Um dos primeiros dados que chama a atenção na publicação é o de que 71,5% dos brasileiros — o que corresponde a mais de 150 milhões de pessoas — não possuem qualquer serviço de saúde suplementar, e contam com o SUS para seus atendimentos.

Na hora de procurar por serviços de saúde, as unidades básicas foram a preferência de 46,8% dos entrevistados. Logo depois, vieram os consultórios de médicos particulares e clínicas privadas, com 22,9%.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm 14,1% da preferência, e os centros de especialidades, policlínicas públicas ou ambulatórios de hospitais públicos têm 8,9%. Por fim, o pronto-atendimento de hospitais privados são procurados por 4,4% dos brasileiros.

Os detalhes da pesquisa e outros dados estão disponíveis na matéria do Estadão Summit https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/acesso-a-saude-150-milhoes-de-brasileiros-dependem-do-sus/